Todos temos liberdade para construir um futuro positivo e promissor para nós, nossa família, nossa cidade e nosso país. Mas o que observa-se ao longo da história é que poucos tem coragem para fazê-lo. Poucos correm o risco de serem empreendedores; protagonistas de sua história,  preferindo a segurança de um emprego numa empresa privada ou estatal.

Neste post iremos dar dicas incríveis que possibilitam construir um futuro de valor, um futuro vencedor. Os conceitos aqui apresentados  são fundamentados pela nossa experiência e validados pelos dois grandes teóricos.

Seis dicas de Joel Barker para construir um futuro

Segundo Barker, cabe a nós termos visões positivas e inspiradoras de nosso futuro, o que raramente obtemos através de revistas, livros ou pela imprensa. Este pesquisador conduziu centenas de discussões sobre a visão.Quando ele pede aos participantes para identificarem fontes que possam oferecer imagens do futuro, ele diz que a maioria delas se classificam em um dos quatro grupos: A) família e amigos; B) líderes (políticos, religiosos etc.); C) a escola; e D) a imprensa.

As 6 dicas garantidas para construir um futuro adequado. Todas estão ligadas ao poder de uma visão positiva e inspiradora e, segundo Barker, a VISÃO precisa:

1. Ser sonhada e imaginada com nitidez – Muitas vezes, em tempos de crise ou transformação social, há uma tendência a se concentrar nos problemas do presente, pensando no futuro como nada mais que uma especulação ou um sonho. Mas pensar no futuro é um componente importante para a nossa capacidade de moldar o nosso futuro diz Barker. Segundo ele: “Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo.“Conhecemos pessoas que simplesmente “deixam as coisas acontecerem por si”, como se não tivessem qualquer vínculo pessoal com o futuro. O que isso significa? Se elas não tiverem uma ligação pessoal com o futuro, o acaso influenciará e controlará suas vidas.

2. Ser corretamente definida – É preciso ter muita coragem para se manter uma visão, mesmo ante adversidades aparentemente insuperáveis. É por este motivo que a visão precisa ser algo muito significativo. Vocês já ouviram alguém dizer: … “não sonhe com o amanhã enquanto tiver de se preocupar com o hoje”? Como se sentiram ao ouvirem isso? Se não tiverem de pensar no amanhã, como podem saber se estão acertando nas suas decisões de hoje? Que tipo de decisões vocês irão tomar, se não tiverem uma direção clara para seguir? E, de certa forma, é como muitos estão sentindo-se no Brasil hoje; pois ao nosso país está faltando uma visão positiva e realmente inspiradora sobre o futuro.

3. Ser iniciada pelo líder – Os líderes não são apenas provedores de conhecimentos. Em lugar disso, eles interagem com o mundo exterior. Os bons líderes escutam. Os bons líderes veem uma ligação entre o hoje e o amanhã. Os bons líderes mostram como será a visão depois de realizada. Barker define um líder como “alguém que você seguirá a um luar onde não iria sozinho”. Bons  líderes nem sempre precisam ser os líderes “oficiais”; eles podem ser “situacionais”.

4. Ser compartilhada e apoiada – Joel Barker diz que a visão precisa ser iniciada pelos líderes; que faz parte do papel deles tomar os “inputs” junto a comunidade, da visão inteira. Para depois enfocá-los e traduzí-los numa visão coerente e intensa. Barker afirma que as visões dos líderes precisam ser compartilhadas com suas equipes, e que as equipes precisam concordar em apoiá-las. A comunhão e o apoio criam a comunidade da visão. A visão, através de concordância e compreensão, dá uma direção à tomada de decisões de hoje.

5. Ser abrangente e detalhada – Se uma visão for genérica demais, não será realmente uma visão. Uma visão precisa ser suficientemente detalhada para capturar a imaginação das pessoas e despertar a sua criatividade. Vejamos exemplos de algumas visões incompletas, de empresas: * Queremos ser o número um do mercado. * Queremos ter qualidade. *  Queremos obter um bom retorno sobre o investimento. *

6. Ser positiva e inspiradora – Uma visão precisa desafiar todos a ampliarem suas habilidades; por isso a visão precisa ser positiva e inspiradora. Só assim teremos uma “Comunidade da Visão” e, quando tivermos uma comunidade da visão, teremos em nossas mãos  todo o poder transformador da visão.

Seis dicas de Napoleon Hill para construir um futuro

corredor1. Um objetivo principal definido: ensina a maneira de economizar os esforços desperdiçados pela maioria das pessoas que vivem eternamente procurando encontrar a sua verdadeira ocupação na vida. Essa lição mostra como se podem abandonar para sempre as coisas vagas e fixar-se num objetivo definido e justo.

2. A confiança em si mesmo: ajudará a dominar os seis temores básicos que constituem um tormento para a vida de todas as pessoas: o medo da pobreza, o medo da doença, o medo da velhice, o medo da crítica, o medo de perder o amor de alguém e o medo da morte. Ensinará a diferença entre o egoísmo e a verdadeira confiança em si, pois esta é baseada num conhecimento definitivo e útil.

3. O hábito de economizar: ensina a maneira de distribuir, de forma sistemática os rendimentos, a fim de que seja possível acumular uma percentagem, formando-se assim uma das maiores fontes de poder individual que se conhece. Sem economizar, não é possível vencer na vida. Não há exceção a essa regra e ninguém poderá escapar a ela.

4. Iniciativa e liderança: mostram de que maneira é possível tornar-se um líder, em vez de um adepto, em qualquer campo de atividade. Desenvolverá no indivíduo o instinto da liderança, que o levará pouco a pouco a gravitar no alto de todos os empreendimentos de que participar.

5. A imaginação: estimulará o cérebro de tal forma, que ele conceberá novas ideias para a realização do objetivo principal. Essa lição ensinará como “erguer casas novas com pedras velhas”, por assim dizer. Mostrará de que modo criar novas ideias, com antigos e bem conhecidos conceitos, e como empregar de uma nova maneira ideias antigas.

6. O entusiasmo: torna possível infundir em todos aqueles com quem entramos em contacto um grande interesse por nós e por nossas ideias. O entusiasmo é a base de uma personalidade agradável e precisamos ter tal personalidade para influenciar os outros a cooperarem conosco.

Conclusão

Em ambos os casos, os autores referenciados definem que o sucesso dependerá 100% da capacidade do líder. E há uma diferença importante entre um visionário e um verdadeiro líder. Os visionários podem ter grandes visões, mas só um líder é capaz de ir na frente, servindo de exemplo e fazendo as pessoas o seguirem. Enfim, fazer as pessoas agirem  em direção às suas visões.

Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *