Como compartilhar um fato de abuso sexual que lhe aconteceu? As famílias que se deparam com a violência sexual acontecida dentro de seu meio, vivenciam um grande conflito.
Como enfrentar essa situação e o que fazer? Campanhas são de extrema importância para ter esse fato manifestado, buscar impedir que esse sofrimento se prolongue, realizar a denúncia e auxiliar a prevenção.
A partir do momento da revelação é importante o acolhimento da criança / adolescente / adulto em busca da construção de segurança com a nova situação em que agora ela não precisa mais estar sozinha. Em muitos casos, a revelação virá espontaneamente, ou será apresentada a partir de um sinal físico, mas em outros poderá vir de suspeitas de pessoas ao redor se concretizando.
Sendo um assunto delicado, é necessário procurar articulações entre as áreas da saúde e da justiça. Mudanças ocorrem na dinâmica familiar, assim como no comportamento e pensamentos da pessoa que sofreu a violência. É natural reviver os momentos de angústia e sofrimento e refletir se era possível ter evitado. É necessário acompanhar com cuidado o impacto e repercussões em atividades e sentimentos durante a continuidade de seu processo de desenvolvimento.
A violência sendo vista como um trauma, é importante uma avaliação para compreender os aspectos que interferem na família, na vida social, escolar, afetiva, profissional, fisiológica e de si mesmo.
Muitas pessoas da convivência de quem sofreu a violência, em especial as mães de crianças, também sofrem intensamente com cobranças se poderiam ter impedido, sentindo-se impotentes em relação à segurança e proteção da filha/filho. É preciso envolver a família no tratamento e acompanhamento do enfrentamento dessa ocorrência.
Profissionais da saúde e da justiça necessitam de treinamento específico na tentativa de amenizar danos aos envolvidos num caso de violência sexual. Em toda história da humanidade esse tema foi abordado com muitas mistificações e tabus, tendo atualmente um panorama voltado para o amparo e cuidado, mas ainda no caminho da construção de um ideal de atendimento.
O problema deve ser encarado e as pessoas envolvidas no acontecimento precisam ser ouvidas. Sendo uma longa jornada o fortalecimento e superação, é de grande valor expressar suas emoções na elaboração do trauma.
Hoje em dia, a questão do abuso sexual é vista de forma real, já se tem acesso e incentivos em aprimorar e evoluir o combate desse mal. Estamos no caminho do progresso da sociedade no enfrentamento desse dificuldade.
CONTINUE LENDO →