Neste espaço, estamos comprometidos a trazer dicas que melhorem a sua performance profissional, porque é através dele que o ser humano consegue se tornar independente para alcançar seus objetivos de vida.
Para atingi-los, a competição será uma constante, e assim como um bom atleta, as pessoas precisam reconhecer e enaltecer suas fortalezas, trabalhar suas fraquezas e preparem-se para competir.
Mas competir com quem? Primeiramente competir com você mesmo, todos os dias. Ser melhor que você não é tarefa fácil, por isso gostamos de contribuir com esse propósito.
A grande verdade é que uma pessoa para se sentir forte e competir consigo, precisa ser forte de corpo, mente e alma.
E como é que a gente faz isso, quando o mundo quando tudo parece estar programado para nos tirar o foco?
Fortalecendo o corpo
As cargas de trabalho atuais são bastante extensivas, e o avanço da tecnologia tem exigido uma capacidade intelectual cada vez maior. Para isso, o esporte é fundamental. Busque uma atividade que você gosta, e dedique-se a ela, no tempo que você puder, coloque uma meta, e corra atrás. O corpo precisa estar forte para suportar a mente.
E aqui vai uma dica muito simples. Use o Instagram, transforme a sua timeline para seu esporte preferido. Siga todos os influenciadores que praticam esporte que você gosta. Assim, nos dias em que você estiver meio desmotivado, as publicações farão com que você repense a sua própria preguiça, e te tirando do sofá. Faça o teste e me conte.
Fortalecendo a mente
Nesta coluna falamos incansavelmente da importância do estudo.
Para fortalecer a mente o estudo precisa ser disciplinado. Escolha um tema, ou mais, monte uma playlist no YouTube, matricule-se num curso presencial ou online, leia livros, participe de grupos de discussão, enfim, encontre à sua maneira disciplinada de estudar.
Estudar nunca será demais, ler nunca será demais, conhecimento nunca será demais.
Fortalecendo a alma
Aqui há várias técnicas, possibilidades e crenças.
Você pode optar por técnicas de respiração, yoga, meditação, budismo, culto, missa, candomblé. Ou simplesmente manter um cronograma semanal de happy hour com amigos. OU ainda, fazer de tudo isso um pouco.
Para almas mais agitadas talvez seja difícil chegar a meditar. Assim sou eu. Consigo até meditar, mas a minha paciência se esgota rapidamente.
E aqui vai a dica. Aprendi que me concentro mais quando a atividade exige força corporal. Quando eu estou correndo, por exemplo, minha cabeça fica livre, sou eu falando comigo, e é aí que consigo conectar os pontos e fazer as ideias fluírem. Muitos textos são escritos após uma boa corrida.
Muitos acreditam que uma coisa não tenha nada a ver com a outra e que meditar é diferente, é preciso. Continuarei tentando, mas ainda não é para mim.
Seja como for, fortalecer corpo, mente e alma é a única alternativa para que nos tornemos completos.
Claro, sabemos que, dependendo da fase da vida, é muito difícil fazer tudo isso. É filho para levar na escola, é um trabalho que te coloca no trânsito por muito tempo, é um chefe que não entende que você tem que ter o seu tempo e te liga depois do horário de trabalho e aos finais de semana. Sim, é mais difícil coordenar tudo neste cenário.
Ainda que a vida esteja numa fase difícil, se você fizer da busca por esses momentos uma constante, você conseguirá encontrar o equilíbrio ainda que demore. Talvez você entenda que tenha que retirar de seu dia a dia aquilo que te faz mal. Mudar de emprego? Deixar de frequentar certas atividades e grupos? Essas duas coisas podem abrir espaço para momentos mais prazerosos para você, para a sua vida.
Fortaleça-se e vamos em frente sempre!
CONTINUE LENDO →