O home Office para muitos é uma conquista, para outros nem tanto. Trabalhar de casa exige disciplina, ter um espaço adequado para evitar interrupções, e maturidade própria e do grupo. Por outro lado, pode significar mais tempo para outra atividade, ao invés do trânsito, por exemplo.
Mas será que as pessoas aproveitam esse tempo?
Uma recente conversa sobre práticas de home office, num grupo de amigas, me fez refletir sobre qual é o momento de finalizar o trabalho do dia e se dedicar a outra atividade.
Numa Era distante, quando não havia sequer a possibilidade de pensar em outra modalidade, quando eu mesma ouvi de um chefe “não, eu jamais permitiria que a minha equipe trabalhasse em home office”, havia um momento bem claro de término do dia, era a hora de pegar o transporte ou carro próprio e ir para casa. No home office este ritual desapareceu, e muitos ficam horas a mais trabalhando.
Durante essa conversa, uma das pessoas compartilhou um artigo muito interessante que fala sobre os hábitos de sucesso de uma pessoa que trabalha em home Office, eu achei tão apropriado que trouxe um resumo das dicas. Você pode ler o artigo em inglês, na íntegra, aqui.
Vamos aos hábitos sugeridos:
- Planeje sua semana na tarde de sexta-feira, esse é um ótimo momento para refletir sobre o que você gostaria de realizar na próxima semana.
- Defina seu horário de expediente para não ter a sensação de que você nunca terminará o trabalho, mantenha um pouco de flexibilidade em sua agenda para lidar com o inesperado.
- Reserve um momento antes de responder o e-mail ou notificação do Slack. Considere definir alguns horários específicos para verificá-los. [tarefa bem difícil, reconheço].
- Concentre sua atenção. A técnica Pomodoro é uma excelente ideia. [Pesquise e aplique, vale a pena].
- Conheça seu próprio ciclo de energia e inclua isso na maneira como você trabalha. [eu funciono muito melhor para tarefas de criação pela manhã, por exemplo].
- Faça uma lista. Mantenha seu foco ao enfrentar seu trabalho mais difícil, mantendo uma lista de ideias que vêm à mente, para execução posterior.
- Crie um ritual para terminar o dia. [A que horas sua “caneta cai”? Falávamos assim naquela Era onde não existia home office].
- Pratique dizer não para que você possa dizer sim para grandes coisas. Os limites são críticos. [essa aqui também é difícil, #tamojunto].
- Dê a si mesmo tempo e espaço para um pensamento crítico e abrangente. Agende um tempo para um planejamento criativo.
- Encontre alegria no cotidiano. Planeje pequenas aventuras, faça uma nova receita de macarrão, visite um parque próximo, [faça as unhas…].
Trabalhar com sucesso e obter um bom rendimento tem tudo a ver com disciplina e comprometimento com o trabalho e com você mesmo.
E aí, prontos para deixar a caneta cair?
Vamos em frente sempre!
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