Tomar banho pode se tornar um poderoso recurso terapêutico para aliviar o estresse crônico e a ansiedade. Quem explica é Daiana Petry, naturóloga, aromaterapeuta, perfumista botânica e especialista em neurociência: “Quando usamos óleos essenciais no banho, o vapor da água potencializa a liberação de compostos voláteis que, ao serem inalados, ativam regiões do cérebro ligadas ao relaxamento, à sensação de prazer e à segurança emocional”.
 

O conceito por trás desse autocuidado é conhecido como banho aromático sinestésico, uma prática que une estímulos sensoriais — como temperatura da água, aroma, textura e respiração consciente — para induzir estados de bem-estar físico e mental. Segundo Daiana, isso acontece porque o sistema olfativo está diretamente ligado ao sistema límbico, área cerebral responsável pelas emoções, memórias e comportamentos de sobrevivência.
 

“O banho é um momento de introspecção natural. Quando aliado aos aromas certos, ele se torna uma âncora emocional. Podemos usar óleos como lavanda para relaxar, laranja doce para aliviar a exaustão ou eucalipto para clarear a mente e liberar a respiração, orienta a especialista que indica a forma de uso:
 

Lavanda

Efeito: Calmante, ansiolítico, regula o sono e o humor
Ideal para: Reduzir tensão, insônia e irritabilidade
Como usar: 5 gotas diluídas em 1 colher de sopa de sabonete líquido neutro.
 

Laranja doce

Efeito: Energizante suave, eleva o humor e alivia o cansaço mental
Ideal para: Dores emocionais, desânimo, sobrecarga
Como usar: dilua 60 gotas em 100ml de álcool de cereais, armazene em embalagem spray e borrife no box antes de ligar o chuveiro.
 

Camomila

Efeito: Sedativo natural, reduz ansiedade e promove sensação de acolhimento
Ideal para: Crises de ansiedade, TPM e hiperatividade mental
Como usar: 3 gotas diluídas em 1 colher de sopa de sabonete líquido neutro.
 

Bergamota LFC

Efeito: Equilibrador emocional, reduz o cortisol e alivia angústias
Ideal para: Banhos noturnos ou após dias tensos
Como usar: dilua 60 gotas em 100ml de álcool de cereais, armazene em embalagem spray e borrife no box antes de ligar o chuveiro.
 

Ylang Ylang

Efeito: afrodisíaco, libera tensão emocional e a ansiedade
Ideal para: Quando o estresse está associado a frustração e irritação
Como usar: 2 a 3 gotas diluídas em 1 colher de sopa de sabonete líquido neutro.

Sálvia

Efeito: Regulador hormonal e emocional, ótimo para estresse feminino
Ideal para: TPM, estresse com agitação, esgotamento
Como usar: 2 a 3 gotas diluídas em 1 colher de sopa de sabonete líquido neutro.

Daiana explica que é importante sempre diluir os óleos essenciais antes de aplicar na pele e não pingar diretamente na água do banho sem diluição, pois óleos não se misturam à água. “A dica é preparar o ambiente, borrifando o aroma desejado no box antes de ligar o chuveiro já que o calor ativa a difusão dos óleos essenciais e transforma o espaço em uma verdadeira câmara de aroma-terapia natural”.

Daiana também alerta: “É importante escolher óleos 100% puros e respeitar as formas corretas de uso para evitar irritações. Aromaterapia é ciência aplicada, não apenas perfumaria”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *