Com a retomada das rotinas aceleradas, o cuidado com a mente torna-se fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade. O Brasil figura entre os países com maior incidência de transtornos mentais, principalmente entre jovens – quase 10% da população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse dado alarmante reforça a necessidade de um olhar atento para o bem-estar emocional. Nos últimos anos, percebemos a associação de cores a meses como forma de conscientização. “Janeiro Branco é um excelente ponto de partida para começarmos 2025 com foco em um pilar vital: a saúde mental”, afirma o Dr. Arthur Feltrin, médico pneumologista especialista em medicina integrativa.
Check-up mental: uma nova prioridade
A pandemia intensificou o descontrole emocional, aumentando casos de ansiedade, irritabilidade e depressão. Hoje, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em internações psiquiátricas de jovens e adolescentes.
Além disso, o uso constante de dispositivos eletrônicos está diretamente ligado ao aumento de casos de burnout e ansiedade. “Vivemos em uma sociedade multitarefa, onde homens e mulheres acumulam responsabilidades sem tempo para descanso, lazer ou hobbies. Isso tem um impacto direto na saúde mental”, alerta Feltrin.
Assim como fazemos exames cardiológicos, ginecológicos ou pediátricos, é essencial incluir o cuidado com a mente no planejamento de saúde. “Você já pensou em fazer um check-up mental? Cuidar da saúde mental precisa ser parte da nossa rotina”, reforça Feltrin.
Alternativas naturais para o cuidado mental
Com ingredientes ativos 100% naturais de cultivo orgânico e biodinâmico, além de práticas que preservam a biodiversidade e a saúde do solo, a Weleda é uma empresa que nasceu da antroposofia, uma filosofia que vê o ser humano como parte da natureza e o compreende de forma integral – corpo, mente e espírito, conta Maria Claudia Villaboim Pontes, CEO da Weleda Brasil.
Com sua filosofia de cuidado integral e natural, a Weleda oferece soluções que podem ser grandes aliadas. Dr. Feltrin destaca três produtos principais da Linha de Saúde Mental que utiliza em suas prescrições para pacientes:
- Bryophyllum: age na regulação do humor, irritação e angústia e é indicado pelo médico especialmente para mulheres na menopausa, auxiliando no equilíbrio emocional durante o declínio hormonal. “O estrogênio, que tem ação neuroprotetora, diminui nessa fase, resultando em instabilidade emocional. O Bryophyllum ajuda a amenizar esses sintomas de forma natural”, explica Feltrin.
- Stressdoron: um tratamento auxiliar do estresse. “Uma opção eficaz para o controle do desgaste mental diário, para melhoria do foco, concentração e memória”, recomenda ele.
- Ansiodoron: auxílio na ansiedade e insônia relacionada. Disponível nas versões líquida e em comprimidos, é utilizado há mais de três anos pelo próprio Dr. Feltrin para aliviar sintomas de ansiedade e insônia. “Tenho sempre um Ansiodoron na minha nécessaire de viagem e outro ao lado da cama. Ele facilita muito nos momentos de tensão, ajudando a relaxar de forma segura e natural”, revela o médico.
Outro ponto fundamental abordado pelo Dr. Feltrin é a importância da atividade física para o bem-estar mental. Estudos científicos mostram que o exercício físico libera dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Diferente de estímulos rápidos como chocolate ou cigarro, que oferecem alívio momentâneo, a prática de exercícios mantém esses hormônios ativos por horas, promovendo benefícios duradouros para a saúde mental.
Transformando o cuidado mental em prioridade
Ao abraçar o conceito do Janeiro Branco, a Weleda convida todos a refletirem sobre a importância do bem-estar emocional. Com o uso de alternativas naturais e práticas saudáveis como meditação, yoga e caminhadas, é possível transformar a mente em um espaço de equilíbrio e serenidade. “Cuidar da saúde mental é falar de longevidade e qualidade de vida. A Weleda, com seu propósito de promover saúde de forma natural, leve e eficaz, é uma grande parceira nesse processo”, conclui Dr. Arthur Feltrin.
CONTINUE LENDO →