O inverno chegou e essa é a desculpa mais convincente para não praticar exercício físico. Mas o ditado é claro “o corpo do verão se constrói no inverno”. 

Para superar esse desafio de treinar com baixas temperaturas, alguns cuidados são indispensáveis. É preciso ficar atento à hidratação e proteção solar, além da respiração e aquecimento, principalmente porque o frio mascara alguns sintomas. 

A parte boa é que os benefícios de malhar no inverno podem ser maiores do que você imagina. Treinar nessa estação queima mais calorias. Sim! Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese (capacidade de queimar calorias para gerar calor). 

Além de proporcionar maior bem-estar durante o controle térmico, uma vez que no verão suamos mais e a frequência respiratória se eleva com maior facilidade, gerando sensação de cansaço.

Esportes para manter o corpo aquecido

Musculação

Esse é aquele esporte que não tem erro. Além de suar durante o treino e manter a regularidade de exercícios, nessa época as academias estão vazias, porque ao contrário de você, nem todo mundo mantém o foco. 

O cardio é um grande parceiro na hora da motivação, essa é uma alternativa complementar para aquecer o corpo antes de partir para a musculação. Cerca de 20 minutos é o suficiente!

Beach Tennis

Ao contrário do que muitos pensam, o esporte é bem-vindo em qualquer estação do ano. Além de se divertir e queimar calorias, nas épocas frias ele ajuda ainda mais a movimentação do corpo e gera maior disposição no dia a dia. 

Com algumas adaptações no look e no alongamento pré e pós treino, é possível realizar a partida em baixas temperaturas. 

Ciclismo

Para manter o condicionamento físico adquirido durante o verão, é preciso pedalar no inverno. Ou seja, se você parar de vez com os exercícios nessa estação, vai perder todos os benefícios que adquiriu nos treinos do verão. Não se preocupe, pode ser sofrido no começo, mas depois que você se aquece, é bem mais agradável. 

Se não se simpatiza com o frio, o exercício vai melhorar o seu humor, liberando a serotonina necessária para melhorar o seu dia.

3 dicas fundamentais para os treinos de inverno

1. Procure produtos que promovam segurança

É fato, no frio os músculos geralmente ficam mais tensos e contraídos. Por isso, todo produto que gera maior segurança durante a prática do esporte é um aliado. 

No caso dos exemplos acima, são esportes que utilizam muito as mãos. Ou seja, o investimento em gel antitranspirante previne muitas lesões, uma vez que proporciona maior segurança e aderência na manipulação dos equipamentos (sejam eles quais forem). 

2. Hidratação

Nessa época do ano, a percepção de sede pode alterar com as oscilações das temperaturas, sendo uma armadilha para o nosso corpo.

Antes, durante e depois dos treinos, hidrate-se com muito líquido, de preferência com água mineral, água de coco ou bebidas isotônicas.

3. Estabeleça metasMetas pequenas ou grandes te ajudarão a manter a persistência. Avalie seus objetivos com a atividade física, como saúde, perder peso, ganhar condicionamento físico, entre outras intenções.
A partir daí, é apropriado procurar por profissionais da área de educação física, médicos ou nutricionistas.

Assim, a prática será sempre um desafio e você se sentirá mais disposto a alcançar os resultados desejados.

O inverno pode ser o momento certo para intensificar os seus treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *