O ciclo sono-vigília é responsável por regular o tempo que dormimos, influenciado diretamente pela luz do sol. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Isso promove o aumento do sono, pois a melatonina (hormônio regulador) é produzida durante à noite. Ou seja: noites maiores, mais produção de melatonina = mais sono.
Quando a hora de dormir vai se aproximando e coincidindo com a produção de melatonina, o corpo começa a perder temperatura em preparação para o sono. Tal perda de calor ajuda na transição da vigília para o estado de descanso. No início da manhã, o processo é inverso: o organismo volta a ganhar temperatura para despertar.
Dicas para dormir melhor na estação mais fria do ano:
1. Procure ficar aquecido: sentir muito frio ou calor prejudica o sono.
2. Escolha a roupa ideal para dormir: várias camadas de roupa (efeito cebola) podem ser melhores que uma roupa pesada.
3. Prepare o ar: no inverno há estiagem e o ar fica mais seco. Umidificar o quarto pode ajudar.
4. Deixe o ambiente de dormir aquecido: porém, evite deixar o aquecedor em temperaturas muito altas, afinal, conforme já mencionado, o calor também atrapalha o sono. O ideal é uma temperatura agradável. Deixe o aparelho de preferência e no chão, assim a circulação de ar é maior.
5. Dê atenção para os pés e as mãos: quanto mais aquecidos, mais fácil será adormecer. Meias são recomendadas, porém podem ser substituídas por uma bolsa de água quente. Uma coberta adicional nos pés também pode ajudar.
6. Mantenha a rotina de exercícios físicos: apesar do frio, movimente-se regularmente.
7. Receba luz: procure ter contato com luminosidade natural pela manhã, já que os dias são mais curtos.
8. Cuide da alimentação: é comum a alimentação ser mais pesada no inverno, mas isso deve ser evitado próximo do horário de dormir. Que tal uma sopa leve e quentinha? Bebidas quentes também ajudam no combate ao frio e a relaxar.