Com a chegada das baixas temperaturas, é comum que as pessoas comecem a enfrentar problemas nos pés. Isso ocorre devido ao uso mais frequente de calçados fechados, que não permitem a ventilação adequada dos pés e a umidade causada pela transpiração.
Para prevenir e tratar esses danos à saúde dos pés durante os meses mais frios — e também em outras estações do ano —, a podologia é uma aliada indispensável. Os podólogos são profissionais especializados em cuidar da saúde dos pés e podem oferecer tratamentos eficazes para uma série de problemas, como calos, fissuras, frieiras, entre outros.
Nos dias mais frios, muitas pessoas podem identificar os pés mais ressecados e o podólogo é quem vai avaliar se o ressecamento é somente devido ao frio ou é uma situação constante no paciente. Para assim, indicar o creme mais adequado ou se o tratamento deve ser contínuo.
Segundo a podóloga Maria Hammer, um problema nos pés que pode parecer simples pode atrapalhar a saúde de maneira geral. Ela explica que um calo num ponto específico, por exemplo, pode alterar a pisada do paciente e com isso pode gerar dor nas costas, nas articulações e problemas posturais. “Por isso, o ideal é procurar um profissional especializado para avaliar as causas e como isso pode afetar outras regiões do corpo, além de indicar o melhor tratamento para determinada situação”, destaca ela.
Outro ponto de atenção é o cuidado preventivo. “O paciente deve evitar calçados deformes, não repetir o mesmo sapato por dia seguidos e ao tirá-los deixar num local arejado para evitar a proliferação de micose nas unhas. Além de secar bem os pés após o banho, evitar andar descalço em pisos frios e umedecidos, e manter os pés sempre hidratados”, diz.
CONTINUE LENDO →