Não é novidade que um estilo e vida saudável traz inúmeros benefícios à saúde. No caso da reposição hormonal, tanto para homens quanto para mulheres, uma rotina mais regrada, cercada de bons hábitos, podem fazer toda a diferença.
A terapia de reposição hormonal, também conhecida como TRH, consiste em um tratamento que regula os níveis de hormônio no organismo e que pode ser muito eficaz para o combater e aliviar alguns sintomas característicos de mudanças naturais que ocorrem no corpo humano com passar dos anos.
O Dr. Vinícius Carruego, ginecologista, referência em reposição hormonal, explica que o momento certo para buscar um especialista é quando o casal começa a apresentar queixas em relação à disfunção hormonal. Geralmente, nesta fase, sintomas como queda de libido, indisposição, gordura abdominal, dificuldades para dormir e realizar tarefas passam a fazer parte da rotina de homens e mulheres.
Mas, como deve ser realizada a terapia de reposição hormonal no casal?
Logo após os primeiros sintomas. O primeiro passo é a realização de exames laboratoriais completos e de imagem para que seja realizada a reposição de maneira adequada, sob supervisão médica. No caso dos homens, dentre os principais exames estão o de próstata associado ao PSA, além de outros mais específicos.
Nas mulheres são realizados o exame das mamas, ultrassom transvaginal, de tireoide e de abdômen total. Os médicos costumam solicitar o exame de densitometria óssea para as mulheres e homens com idade mais avançada
Qual a diferença entre os métodos de reposição hormonal entre homens e mulheres?
Os homens realizam reposição de testosterona, pois o nível baixo desse hormônio está associado ao aumento de mortalidade cardiovascular e maiores chances de câncer de próstata, entre outras doenças. Já as mulheres, além da testosterona, podem ser realizadas reposições de estradiol e algum tipo de progesterona.
Dentre os métodos mais utilizados:
Homens: implantes pellets com duração de 06 meses, os injetáveis e os géis.
Mulheres: via oral (comprimidos), gel, transdérmica (através da pele), vaginal e implantes.
No entanto, a escolha do tipo de tratamento deve ser feita pelo médico, levando em consideração as necessidades e características de cada paciente.
Quais os benefícios da reposição hormonal a longo prazo?
Prevenção de doenças cardiovasculares tanto nos homens quanto nas mulheres, prevenção de doenças como infarto, AVC, demências, osteoporose, depressão. Melhora da qualidade de vida, desempenho sexual, humor e até relacionais profissionais.
CONTINUE LENDO →