Conforme os vídeos tutoriais na internet foram se popularizando, muitas superstições e crenças acabaram convencendo as pessoas que ingredientes como o limão, o bicarbonato de sódio e o vinagre podem substituir o creme dental na limpeza dos dentes. Mas, o uso destes produtos pode prejudicar a saúde bucal.
A cirurgiã dentista Cláudia Gobor, especialista pelo MEC no tratamento da halitose, explica que além das propriedades de limpeza e clareamento do creme dental, ele previne doenças bucais.
“Os cremes dentais podem ter diversos componentes como umectantes, espumantes, corantes e abrasivos. Mas também possuem agentes para pessoas com demandas específicas, como clareamento dentário, sensibilidade, cicatrizantes ou necessidade de flúor”, complementa a profissional.
Sabendo da importância e da necessidade deste item no momento da escovação dos dentes, é preciso ressaltar que nada em excesso faz bem. “A quantidade ideal para uma correta escovação efetiva é semelhante a um grão de ervilha. Quantidades maiores de gel, pasta ou creme dental só vão causar desperdício do produto, bem como podem gerar uma falsa sensação de limpeza”, aconselha a cirurgiã dentista.
Assim como o creme dental, o fio dental e o enxaguante bucal são grandes aliados na saúde e higiene. “É bom lembrar que o creme dental não faz o serviço sozinho. Temos que ter uma técnica correta de escovação e tempo correto para uma higienização bucal efetiva”, finaliza Cláudia.
Também não é aconselhado substituir o creme dental pelo bicarbonato de sódio. Como é abrasivo, pode polir os dentes e remover algumas manchas, dando a sensação de que os dentes estão mais brancos. Porém pode prejudicar o esmalte dentário se usado frequentemente e combinado com vinagre ou limão. Portanto, para o dia a dia, o creme dental é indicado.
CONTINUE LENDO →