Indicados para quem sofre de inchaços e retenção de líquido, praticamente todos os chás são considerados diuréticos por causa da sua atuação no corpo, pois eles aumentam a ingestão de água e a produção de urina. No entanto, algumas ervas e plantas possuem ação mais forte, é o caso do hibisco, da salsinha, da cavalinha e do dente-de-leão. Eles são ótimas opções no tratamento de infecção urinária e podem ser consumidos todos os dias, mas com moderação. Caso seja de sachê, uma vez por dia. O chá produzido da própria matéria-prima é mais forte e mais concentrado, sendo indicado ingerir em dias alternados.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Fabiana Freire, os chás ajudam a limpar o trato urinário por meio da eliminação de urina. “O ideal é fazer uso dessa bebida com a supervisão de um profissional nutricionista. As plantas podem afetar tratamentos médicos, como é o caso de quem precisa usar antibiótico”, explica.

Ainda segundo Fabiana, outras opções interessantes são os chás verde e de funcho. “Este último, apesar do nome diferente, é muito benéfico para quem tem problemas na bexiga e até pressão alta. Ele ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo. Já o chá verde, que é um pouco mais popular, o efeito é basicamente o mesmo”, ensina.

Os chás podem ser usados junto com um cardápio favorável para quem busca emagrecer, mas não são indicados como solução única para quem busca esse objetivo. Por diminuir o inchaço e a retenção de líquido, pode criar uma falsa ideia de perda de peso. Por isso, é necessário combinar dieta e atividade física. Além disso, o uso abusivo dessa bebida pode acarretar problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *