O dia a dia pode ser bastante estressante, mas existem muitas formas de aliviar o estresse e a ansiedade. Uma delas é a utilização dos óleos essenciais, substâncias extraídas de plantas aromáticas e que é reconhecida como uma prática integrativa para o tratamento de diversas doenças.
Aliás, o uso de óleos essenciais é tão certeiro que já foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma prática complementar de tratamento à saúde.
“Existem óleos essenciais isolados, que vem de uma única planta, e existem os associados, chamados blends de óleos, em que se concentram mais de um aroma que se potencializam, trazendo um resultado conjunto terapêutico muito importante”, explica a farmacêutica Michelle Reis..
Como a aromaterapia combate o estresse?
De fato, a aromaterapia (isto é, o uso dos óleos essenciais) é bastante indicada no tratamento do estresse. Nesse caso, as essências atuam diretamente no sistema nervoso central através da inalação, trazendo uma sensação de bem-estar quase imediata.
“A terapia pode ser usada por qualquer idade desde que com moderação”, explica Michelle. “Para crianças, pode ser usada no banho ou em gotas no travesseiro (para crianças agitadas e até mesmo adolescentes). Pode ser usada também nas vaporizações de ambiente ou em gotas aplicadas diretamente na pele em locais estratégicos como dorso do braço, interno da coxa, atrás da orelha e central, no peito.”
Qual óleo utilizar para combater o estresse?
Se você não sabe por onde começar a prática da aromaterapia, é muito importante entender que cada óleo tem uma função – e se atentar a elas faz toda a diferença.
No caso do estresse, os óleos que podem ser utilizados sozinhos são:
- Lavanda: relaxa e baixa a frequência cardíaca, fornecendo sensação de bem-estar.
- Erva-baleeira: auxilia a soltar a tensão e a deixar de ser refém das próprias expectativas, diminuindo a sensação de culpa.
- Camomila: promove a sensação de calma, tranquiliza, traz paz.
- Hortelã com pimenta: é um estimulante que ajuda a clarear as ideias para a tomada de decisão em um momento estressante.
“Todos esses podem ser usados separados ou juntos, por meio de difusores de ambiente, colocando sempre 15 a 20 gotas do óleo em água”, explica a profissional. “Podem ser usados também em cremes para o corpo: utilize o creme da sua escolha (de preferência sem fragrância), adicione 15 a 20 gotas e aplique no corpo.”
Para quem gosta da ideia de usar os óleos durante o banho, é possível aplicar de 15 a 20 gotas no box fechado – com o cair da água quente, o aroma do óleo será exalado, transformando essa em uma experiência bastante relaxante.
“Podemos aplicar também gotas sob o travesseiro antes de dormir – uma opção muito aceita para crianças, adolescentes e idosos. E os óleos essenciais podem ser usados também na lavagem de roupas, trazendo aroma incrível”, finaliza.
CONTINUE LENDO →