Ainda há tempo para alcançar o corpo dos sonhos para o verão. Antes das desculpas mais comuns que as pessoas usam para não irem à academia, o educador físico Ronaldo Godoi, sugere algumas atividades que dão para encaixar na rotina.
Os treinos variam de 20 a 60 minutos de duração e podem ser coletivos, para quem precisa de um ânimo extra e individual, ou individual, para os que focam em concluir suas tarefas dentro do seu tempo.
1) Luta. Uma atividade de curta duração, sendo em média 30 minutos, pode-se perder cerca de 400 calorias. A atividade, considerada por vezes refúgio para problemas do dia a dia, proporciona alívio do estresse. “Ao contrário do que muitos pensam, não é um treino que incentiva brigas, mas trabalha a concentração, diminui a raiva e é a prática de defesa pessoal, caso seja necessária em algum momento”, explica Godoi. As lutas ajudam no aumento de força muscular, melhora o equilíbrio, desenvolve a resistência e acelera o metabolismo, favorecendo a redução de peso. A preparação da aula envolve saltos e muitos abdominais.
2) Dança. Para quem gosta de música, de movimentar o corpo e muito incentivo para sair pingando de suor, a aula de dança é uma excelente opção. Em média, a atividade é capaz de gerar um gasto calórico de 200 a 600 calorias em uma hora de prática. “Muita gente acha a academia entediante, mas sabe a importância da atividade física para a saúde, então aulas mais dinâmicas e coletivas são o gás que faltava para tirar essas pessoas do sedentarismo!”, diz Ronaldo.
3) Yoga. Já para quem prefere atividades mais leves e relaxantes, mas que necessitam de muita consciência corporal, força e equilíbrio, a prática de yoga é a ideal. “É considerada a forma mais elevada de purificação e auto-disciplina, cobrindo tanto a mente quanto o corpo”, reforça o especialista.
4) Musculação. Sendo a atividade física mais querida das academias, a musculação pode gerar um gasto calórico de até 600 calorias em uma hora, dependendo da intensidade e da sequência dos exercícios. O treino, antes visto como maçante e que necessitava de horas de duração para ser eficiente, agora possui estudos que comprovam que pode ser eficaz e de curta duração. “Para cada aluno, a planilha de exercícios e sequência é individual, por isso recomendo que procure o profissional da academia para auxiliar nessa jornada. É nesse momento também que alinha-se a disponibilidade de vezes na semana e horas diárias, ficando viável e motivando o aluno para não desistir”, sugere Ronaldo Godoi.
CONTINUE LENDO →