Há alguns anos, a drenagem linfática é um dos principais procedimentos estéticos escolhidos por mulheres de todo o Brasil. Estar no topo das escolhas não é à toa, afinal esse é um dos procedimentos mais utilizados para auxiliar no processo de cicatrização de lesões, recuperação de cirurgias plásticas, eliminar toxinas do corpo, melhora na circulação sanguínea e oxigenação do corpo.

Consistindo em uma massagem com movimentos suaves, a drenagem linfática tem como objetivo evitar que os vasos linfáticos sejam rompidos, estimulando e facilitando a passagem da linfa no sistema circulatório. A linfa é o líquido que circula no corpo limpando todo o sangue de impurezas que muitas vezes causam inchaço e dor. Apesar dos inúmeros benefícios oferecidos pela drenagem, muitas pessoas acabam acreditando em informações que nem sempre são verdadeiras.

Para entender melhor sobre os mitos e verdades que mais rondam o tema, a massoterapeuta, Vânia Silva separou abaixo algumas dicas e explicações. Confira:

A drenagem auxilia no emagrecimento?
Verdade.
A drenagem pode ser aliada junto com a alimentação saudável, exercícios físicos para melhorar a autoestima, bem-estar e problemas com insônia, dando leveza ao cotidiano de quem realiza.

A drenagem causa desidratação?
Mito. A drenagem não causa desidratação porque ela não faz perder excesso de líquido em uma sessão, somente o que é necessário ou o que está em excesso no corpo. É um procedimento estético que só tem a acrescentar e não prejudicar.

Os resultados já são vistos na primeira sessão?
Mito. Como a drenagem linfática é feita por meio de pressões leves é preciso que o cliente realize no mínimo 10 sessões para que obtenha o resultado necessário, sendo totalmente diferente da massagem modeladora que o cliente consegue atingir objetivos mais rápidos. A drenagem é mais leve e lenta para ajudar principalmente as pessoas que têm doenças de vasodilatação.

A drenagem é uma boa alternativa para pós-operatório?
Verdade. Para pacientes que estão em pós-operatório a drenagem pode ser uma ótima aliada, sendo realizada todos os dias com o intuito de contribuir na recuperação das lesões musculares, auxiliando na oxigenação dos tecidos.

Todas as pessoas podem passar por sessões de drenagem linfática?
Mito. Os procedimentos não são indicados para pessoas com lúpus, pressão alta ou câncer. Em todos os casos é necessário a recomendação médica.

Tem efeito cinderela?
Mito. A drenagem linfática é um resultado contínuo, então se a pessoa parar de realizar o efeito também para de acontecer e passa a reter o líquido do dia-a-dia, que está contido tanto em bebidas quanto em alimentos. É um procedimento que faz uma faxina no organismo, limpando as vias e fazendo o intestino funcionar melhor. Ela é um tratamento semanal que não pode ser parado, assim como academia e outros processos que precisam de disciplina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *