A Lipoescultura ou Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), é a retirada de gordura através de uma cânula acoplada à um disposição a vácuo, ressaltando os músculos superficiais dando aquela aparência estética de abdome malhado.
Também conhecida como Lipo HD (High Definition), esse procedimento oferece aos pacientes um abdômen atlético e sarado, evidenciando assim os gominhos e contornos tão desejados.
“Indo além da lipoaspiração tradicional, essa técnica é responsável por remover a gordura localizada, de forma precisa e segura. Proporcionando resultados imediatos que ressaltam os músculos daquela região.” explica o cirurgião plástico Dr. Hugo Sabath.
O especialisa desvenda mitos e verdades sobre a tão popular entre as celebridades Lipo HD, confira:
1. A Lipo HD melhora o contorno corporal mesmo em pacientes acima do peso
Mito. Quando bem executada, a lipo sempre proporciona melhora ao contorno corporal e ajuda na perda de medidas, “porém pacientes com excesso de bolsas de gordura localizadas sob os músculos, especialmente a gordura chamada visceral, situada na barriga junto com órgãos e intestinos, não podem sequer serem submetidos a cirurgias estéticas devido aos altos riscos.” alerta Dr. Hugo.
De acordo com a Sociedade Brasileira e Internacional de Cirurgia Plástica, aliás, pacientes com o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 27 correm significativamente menos riscos e alcança resultados mais satisfatórios e duradouros.
2. Todos podem realizar a Lipoaspiração de Alta Definição
Mito. O perfil do paciente para Lipo HD, é um paciente que treina e faz dieta regularmente, mas ainda não alcançou o shape com a definição que deseja. Sendo assim, são pacientes que não apresentam muita flacidez e nem grande excesso de gordura abdominal, principalmente a visceral (gordura interna). Segundo o cirurgião da Clínica Sabath, a Lipo HD não é indicada para quem quer emagrecer. Essa é uma condição que deve ser alcançada previamente.
3. A Lipo HD no abdômen pode ser associada à abdominoplastia
Verdade. Pacientes com muita flacidez podem associar as duas técnicas. Assim, a abdominoplastia ficará encarregada pela retirada do excesso de pele na região inferior abdominal e a lipo de alta definição proporcionará a função de melhorar o desenho muscular. Nesses casos, no entanto, os resultados da Lipo HD costumam ser mais suaves, com menor definição.
4. Os primeiros 30 dias de recuperação são decisivos para o resultado final da Lipo HD
Verdade. Pode-se dividir o pós-operatório em três etapas. A primeira, denominada “pós-operatório imediato”, corresponde às primeiras 24 horas em que o paciente ainda se encontra no hospital, com medicações e acompanhamento médico. A segunda, conhecida como “pós-operatório mediato”, refere-se ao primeiro mês após a cirurgia. Nessa fase, além das medicações, o paciente é submetido às sessões de drenagem linfática e ao uso de cinta compressiva para diminuir o inchaço e o edema, e manter as curvas. A terceira etapa é o “período tardio”, que pode levar de um a seis meses.
5. Os famosos “gominhos” (sulcos), podem ser marcados em qualquer área
Mito. A marcação dos gominhos segue o padrão muscular de cada paciente. Assim, a técnica consiste em lipoaspirar a região de transição entre os músculos para obter um efeito de depressão no local e realçar a musculatura.
6. Ao engordar, se perde a alta definição conquistada na Lipo HD
Verdade. Ainda que o paciente não engorde tanto, o acúmulo de gordura pode ocasionar a perda da definição e da marcação, devido à isso, se dá a importância de manter as atividades físicas regulares e a dieta equilibrada.
7. Lipoaspiração e Lipo HD são a mesma coisa
Mito. Lipoaspiração é uma técnica cirúrgica genérica que realiza a aspiração da gordura corporal através de um sistema de sucção e cânulas. “A Lipo HD utiliza os mesmos princípios, porém a aplicação da técnica demanda um conhecimento anatômico apurado do cirurgião, para que ele possa, através da retirada da gordura, evidenciar a musculatura do paciente.” especifica o Dr. Sabath.
8. Depois da Lipo HD não preciso mais manter uma rotina de atividades físicas
Mito. A lipoaspiração demanda manutenção de cuidados com o corpo com prática de exercícios físicos regulares e uma dieta saudável. “O resultado pode ser perdido caso o paciente não siga as recomendações. No entanto, ele pode ser até melhorado se o paciente otimizar a prática de exercícios e dieta”. finaliza Hugo Sabath.
CONTINUE LENDO →