Quem pensa que antitranspirantes e desodorantes são a mesma coisa, se enganou. Os dois exercem funções diferentes, mas com um mesmo objetivo.
O odor corporal é associado por muitas pessoas com a transpiração excessiva, mas saiba que o suor não cheira mal. O odor aparece quando as proteínas e a gordura do suor se misturam com as bactérias da pele.
Mas na hora das compras qual escolher: desodorante ou antitranspirante? Roll-on ou spray? Sem cheiro ou com fragrância? A questão é que a escolha vai variar de pessoa para pessoa. Entenda para que serve cada um deles.
Desodorante
O desodorante serve para diminuir o odor corporal. Os produtos mais tradicionais possuem ativos antibacterianos e fragrâncias que ajudam a diminuir aquele cheirinho desagradável.
O agente antibacteriano mais usado na composição do desodorante é o álcool. Alguns produtos também podem conter substâncias como carvão ativado, óleo de coco e bicarbonato de sódio.
Mesmo com todos os benefícios, o desodorante não bloqueia a transpiração nacional do corpo, por isso, pode ser ineficiente para algumas pessoas.
Antitranspirantes
Já os antitranspirantes, foram desenvolvidos para controlar a transpiração corporal. Trazem em sua composição sais de alumínio que formam uma espécie de película na superfície da pele da axila, que entopem temporariamente os poros que liberam o suor.
Assim, ele permite que você não transpire durante o tempo máximo de duração do produto, e ainda ajudam a diminuir o odor. Mas é preciso ficar atento à aplicação excedente do produto. Já que a função do produto é diminuir a transpiração, esse bloqueio pode causar problemas na pele como foliculite e inflamação dos folículos pilosos, as famosas bolinhas vermelhas.
Além disso, quando usados com frequência podem comprometer o equilíbrio térmico do corpo.
CONTINUE LENDO →