Quatro em cada 10 brasileiros sofrem com colesterol alto, é o que aponta o Ministério da Saúde. Bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos são capazes de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio, diminuindo o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Alzheimer.
A alimentação é uma das principais estratégias para controle da doença, e o consumo dos alimentos certos pode potencializar esse efeito, especialmente aqueles que reduzem o LDL, a partícula prejudicial do colesterol que contribui para a aterosclerose obstrutiva da artéria.
Selecionamos alguns alimentos que ajudam nesse processo de redução e equilíbrio do colesterol para uma vida mais saudável.
1. Melancia
A melancia é rica em fibras e possui diversos nutrientes. Além de conter vitaminas A, B1, B2, B3 e C, a fruta possui potássio, cálcio, fósforo e glutationa.
2. Peixes
Este alimento é uma excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, que ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido.
3. Aveia
Consumir uma porção de aveia ou cereais com aveia no café da manhã podem reduzir o colesterol. Já que é um alimento rico em fibras insolúveis e também contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhorando a circulação, controlando a glicemia (açúcar no sangue) e inibindo a absorção de gordura (colesterol).
4. Feijão
O feijão também é rico em fibras solúveis. São alimentos que demoram mais para serem digeridos, por isso trazem uma sensação de saciedade por mais tempo.
5. Oleaginosas
O consumo de oleaginosas como amêndoas, nozes, amendoim e outros faz bem ao coração. Apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer.
6. Soja
A soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração, já que diminui o colesterol ruim, o LDL, aumenta o colesterol bom o HDL e fortalece o organismo de infecções.
7. Alcachofra
A alcachofra possui fibras resistentes à ação de enzimas e ajudam na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, reduzem o risco de obesidade e diabetes, fatores que podem desencadear doenças cardíacas.
CONTINUE LENDO →