Adotar um estilo de vida melhor, comer de forma mais saudável, praticar atividades físicas, está na lista de metas daqueles que querem dar um up na rotina.
Mas mesmo com a boa vontade e entusiasmo, os resultados podem não vir assim de forma tão fácil se as coisas não estiverem em harmonia. É necessário equilibrar exercícios e alimentação para atingir o seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa muscular.
As refeições antes e depois do treino influenciam diretamente no seu resultado a longo prazo. Antes do treino é necessário consumir carboidrato, pois ele é essencial para garantir sua energia durante os exercícios. E logo após os exercícios, o ideal é consumir alimentos que forneçam reparos aos danos musculares durante os treinos.
Se você tem dúvidas do que comer no pré e pós-treino, selecionamos alguns alimentos como sugestões. Lembrando, que é indispensável a consulta a um especialista da área para que ele possa avaliar seu caso e recomendar um cardápio mais equilibrado.
Pré-treino
- Batata-doce
É uma grande fonte de carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvido pelo corpo de forma mais lenta, prolongando a sensação de saciedade. O ideal é comer cozida.
- Açaí
O açaí é uma fonte carboidrato que também possui cafeína, o que garante mais energia para o treino. Cuidado na hora de adoçar e não exagerar na quantidade de calorias que seu corpo vai ingerir.
- Tapioca
Assim como a batata doce, a tapioca é rica em glicogênio que fornece energia, e a principal fonte está nos carboidratos. Além disso, são excelentes para aumentar as fontes de açúcar e gordura do organismo durante os treinos.
- Ovos
Ovos são fontes de proteínas que ajudam na recuperação e na construção da fibra muscular.
- Sanduíches naturais
A junção do carboidrato presente no pão e da proteína que pode ser de atum ou frango (o recheio), formam a combinação perfeita para o pré-treino. A proteína ajuda na liberação mais lenta da glicose no sangue.
Além destas opções você pode considerar também:
- iogurte natural;
- pão integral;
- barra de proteína;
- vitaminas;
- um copo de leite;
- uma fruta, como banana, laranja, abacate ou maçã.
Pós-treino
Já no pós treino, a alimentação tem o papel de reparar os danos musculares causados pelos exercícios. O indicado é consumir alimentos ricos em proteínas, aminoácidos capazes de fazer esse reparo. Contudo, não agem sozinhos, pois os carboidratos também auxiliam nesse processo.
A nutrição pós-treino deve repor o estoque de energia e suprir o corpo com proteína suficiente para evitar a quebra da proteína muscular e estimular a síntese dos músculos. Por isso prefira alimentos como:
- shake com whey protein;
- pão integral com pasta de amendoim;
- omelete com legumes;
- peito de frango;
- leite
- macarrão integral;
- mandioca/batata doce;
- frutas vermelhas.
A alimentação irá variar também de acordo com o horário do seu treino. Se ele acontece geralmente no fim da manhã ou da tarde, substitua as opções rápidas por refeições completas.
CONTINUE LENDO →