Para aqueles que treinam, além do ganho de condicionamento físico, um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida. Contudo, os casos de falta de disposição para a prática de atividades físicas vem aumentando muito, principalmente por conta do isolamento social.
Quem estava acostumado com uma rotina, chega até a questionar como buscar, de forma segura, nutrientes que forneçam energia? Segundo o cardiologista e nutrólogo, Dr. Daniel Magnoni, a combinação de exercícios e o consumo correto de nutrientes favorece o ganho de massa muscular, e quanto à energia, suplementos aliados a vitaminas podem impulsionar o ritmo das atividades.
“Suplementos com taurina, por exemplo, são uma boa opção. Oferecem praticamente os mesmos efeitos de outros componentes, porém sem os riscos vasculares de estimulantes como a cafeína, por exemplo, e contribui com uma série de outros benefícios como imunidade e seu papel regulador dos níveis de colesterol. Vitaminas do complexo B (B2, B6, B3, B12) e minerais também exercem papel fundamental na modulação e regulação de sinais de todo o processo de síntese protéica. Já existem inclusive estas combinações em formato de gomas, o que confere mais praticidade no momento do consumo, diferente de outros produtos existentes”, acrescenta Dr. Magnoni.
Fazer musculação a partir de um plano de exercícios com peso, exige a energia como principal capacidade motora, resultando no aumento da força muscular. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada, tanto de forma quantitativa como qualitativa, com equilíbrio de macro e micronutrientes, para a formação, reparação e reconstituição do tecido muscular.
O especialista explica ainda que a combinação de treinos de força com um aporte correto de nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, é indispensável para manter-se saudável e bem-disposto. Os cálculos das necessidades de cada nutriente variam conforme cada indivíduo e tempo gasto na atividade. Por isso, é sempre recomendado buscar orientação médica para avaliar se há déficit, antes de iniciar qualquer programa de atividade física.
“É bem evidenciado na literatura médica que ingestão combinada de vitaminas e minerais, seja antes ou depois do treino, contribui para a síntese de proteína muscular”, comenta.
Necessidades diárias
Daniel explica que a ingestão dos nutrientes deve ser distribuída de maneira uniforme ao longo do dia, sem a necessidade de consumo imediatamente pós-treino. “Nosso organismo possui um limite de absorção e, desta forma, não convém a ingestão excessiva em um único momento”.
A taurina, as vitaminas do complexo B e os carboidratos fornecem energia durante o exercício e exercem um importante fator ergogênico, que auxilia com a performance nas atividades físicas e, consequentemente, promove o aumento de massa muscular.
CONTINUE LENDO →