Calçados inadequados podem causar diversos problemas, como deformações. Como evitar estas lesões nos pés.
Quem nunca passou por aquela sensação de desespero de querer chegar logo em casa para tirar os sapatos que estão acabando com os pés? Esse desconforto talvez não aconteceria se a escolha do calçado tivesse levado certos pontos em consideração.
Mais do que dor momentânea, um sapato inadequado pode causar lesões. “Usar sapatos desconfortáveis ou apertados pode causar deformações e calosidades nos pés”, fala o Dr. Marco Túlio Costa.
O peso de todo o corpo é suportado pelos pés, logo, eles estão sempre sobre estresse. “Por isso, a importância de escolher o calçado mais adequado e evitar problemas para mantê-los sempre saudáveis”.
Algumas dicas ajudam os pés a encararem a maratona de compromissos diários, sem que sejam prejudicados ao fim de um longo dia.
Evite sapatos muito baixos
Modelos mais baixos de calçado, como sapatilhas, têm fama de serem confortáveis, no entanto, muitos não possuem amortecimento do impacto ao caminhar. “Eles também podem provocar inflamação no calcanhar, dores no tendão de Aquiles e podem estar implicados no aparecimento da fascite plantar”.
Sapatos de salto
Grande parte das mulheres não dispensam, o mais indicado são os que possuem saltos de até 3 centímetros. Os saltos muito altos e finos devem ser evitados, uma vez que concentram o peso corporal durante a caminhada na parte anterior do pé, o que pode levar ao aparecimento de calosidades na região. Este tipo de calçado também está envolvido no aparecimento do hálux valgo, a famosa joanete”.
Dedos bem acomodados
No momento de escolher um sapato, verifique se os dedos estão confortáveis na ponta do calçado. Um espaço é necessário para que os dedos possam se movimentar. Se ficarem muito rentes à ponta, os dedos serão comprimidos, o que pode gerar calos e deformações.
Por isso, sapatos de bico fino devem ser evitados, dando-se preferência aos modelos com as pontas um pouco mais arredondadas.
Para atividades físicas
A escolha adequada do tênis é de extrema importância para evitar lesões durante a prática esportiva. O ideal é procurar por um modelo específico para o esporte que se quer praticar. Por exemplo: se for jogar basquete, procure por um tênis indicado para a atividade; futebol, um apropriado para a modalidade, etc. O importante é que este tipo de calçado fique firme, mas confortável na região do tornozelo, não aperte os dedos, além de dar estabilidade durante a prática esportiva.
De olho na sola
No decorrer do uso do sapato, observe a sola; o desgaste dela pode identificar algum problema ou desvio nos pés. “A parte que estiver mais desgastada pode indicar uma sobrecarga maior em alguma direção ou até mesmo um vício de pisada”.
Dr. Marco Túlio Costa é presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé). A ABTPé foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.
CONTINUE LENDO →