Os vasinhos e as microvarizes são veias dilatadas que aparecem em diversas partes do corpo, como na face, no colo, nos seios, no abdômen, nas costas, mas principalmente nas pernas e nos pés.
E diferente das varizes, os vasinhos e as microvarizes se caracterizam pela espessura de um fio de cabelo (os vasinhos medem entre 0,1 a 1 mm e as microvarizes de 1,1 mm a 3 mm, enquanto as varizes têm mais de 3 mm), muitas vezes com ramificações, de cores avermelhadas ou arroxeadas.
Mulheres
Infelizmente, as mulheres são as mais afetadas pelo problema, em função de hormônios, da menstruação, da gravidez e da menopausa. “80% dos casos de vasinhos e microvarizes tem relação também com o fator hereditário que se agravam com o excesso de peso, o sedentarismo e o hábito de fumar”, explica Mirian Mansor, biomédica e Especialista Estética no tratamento de vasinhos e microvarizes.
Apesar do incômodo estético, os vasinhos e microvarizes não indicam nenhuma doença mais séria e podem ser facilmente tratados.
A esclerose de microvasos, também chamada de “aplicação” ou “secagem de vasinhos”, envolve a injeção de uma solução diretamente na veia. Essa solução faz com que a veia colapse e feche, forçando o sangue a se redirecionar para veias saudáveis. A veia fechada é reabsorvida no tecido local e eventualmente desaparece. Após o tratamento, as veias tratadas tendem a desaparecer dentro de algumas semanas, embora, ocasionalmente, possa levar até um mês para ver os resultados completos.
“A esclerose de microvasos é feita com fins cosméticos na maioria das vezes. Quando os vasinhos vermelhos fecham, o aspecto da pele melhora. Entretanto, o procedimento também pode ser indicado para melhorar sintomas como: dor, inchaço, ardência e cãibras. Em caso de gestação, recomenda-se esperar até depois do parto para se submeter ao tratamento”.
Tratamento
O tratamento é feito no consultório do especialista e não requer anestesia. Geralmente, leva entre 15 a 30 minutos para ser concluída. O número de aplicações depende do tamanho das veias a ser tratadas. Depois da aplicação a paciente já pode voltar às atividades de rotina, somente os exercícios físicos devem ser evitados por até 48 horas, assim como a exposição solar. “Se aparecerem manchas arroxeadas não se preocupe, elas desaparecem entre cinco a 15 dias.
E atenção, a esclerose de microvasos só é contraindicada para gestantes, lactantes, infecções de pele no local da aplicação, em caso de doenças arteriais ou diabetes descontrolado.
Dra Mirian Mansor é biomédica e especialista estética no tratamento de vasinhos e microvarizes, do Fit Body Pilates Spa e Estética. www.fitbodypilates.com.br
CONTINUE LENDO →